A Endodontia e sua finalidade

A endodontia é a especialidade odontológica que trata da etiologia, diagnóstico, terapêutica e profilaxia das doenças e lesões que afetam a polpa dentária e raiz dentária, bem como o tecido periapical.

Leia mais

Os tratamentos de canal são muito temidos pela maioria dos pacientes

Geralmente associado a dor e muito desconforto, porém muitas vezes o que faz o paciente procurar o dentista é a dor de dente.

Endodontia

A DOR DE DENTE PODE COMEÇA COM UM DENTE QUEBRADO

em seguida ter um pouco de sensibilidade quando se bebe algo gelado até que esta dor se torne insuportável. Outra forma é quando o dente em questão faz parte de algum planejamento de reabilitação oral. Atualmente o tratamento de canal não é mais tão doloroso como já foi em outros tempos. Novas tecnologias reduziram o tempo de tratamento e aumentaram a eficácia dos procedimentos, tornando essa experiência mais tranquila. Este tratamento é importante pois quando a polpa do dente está inflamada e afeta os nervos e vasos que temos no interior do dente, esta é única opção que temos para preservar a raiz do dente sem sofrer com dores causadas principalmente pela doença cárie.

Endodontia tratamento


TRATAENTO DE CANAL

O tratamento de canal é realizado sempre que ocorrem problemas na polpa do dente. Este tratamento tem por finalidade a remoção completa dos tecidos pulpares e sendo assim são removidas as terminações nervosas que geram a dor de dente.

O tratamento de canal inicia geralmente pela remoção do tecido cariado que o dente possui até que permaneça apenas o tecido dentário sadio e é feito o acesso aos canais radiculares. O tratamento consiste na inserção de limas para realizar a instrumentação dos canais radiculares.

Após o tratamento de canal o dente ficará sem a polpa e dependendo do grau de destruição causado pela cárie ou trauma que o dente tenha sofrido deverá ser feita uma reabilitação através de uma prótese fixa como um bloco ou uma coroa.