O que é uma prótese dentária

A melhor definição para prótese dentária é que ela é uma estrutura que tem por finalidade a substituição de parte de um dente ou até mesmo de um ou mais dentes perdidos.

Higiene da prótese fixa e removível

A prótese dentária fixa é aquela que possui a capacidade de substituir dentes perdidos sem que o utilizador tenha a necessidade de remover a prótese para realizar a higienização da mesma. A prótese dentária fixa necessita de higiene assim como a prótese removível, porém esta higienização será feita com a prótese fixada na boca do indivíduo. Esta higiene será feita junto a escovação dos demais dentes que a pessoa possuir, exceto no caso de próteses totalmente suportadas por implantes dentários. Quando se utiliza uma prótese dentária fixa é muito importante ficar ciente que os cuidados com a higiene da boca devem ser redobrados.

Prótese

Entenda como funciona a prótese dentária fixa

Outra maneira de substituir dentes perdidos é através do uso de implantes dentários que são na verdade próteses que substituem a raiz do dente. Sobre os implantes são confeccionadas coroas ou pontes fixas que irão ser aparafusadas no interior dos implantes dentários. Quando se trata de alguém que perdeu todos os seus dentes ou quando os dentes remanescentes inviabilizam um tratamento adequado devido a questões como mobilidade dentária, cáries extensas e posicionamento dentário inadequado assim como pouca estrutura óssea de suporte alveolar, os implantes apresentam-se como solução para funcionar como base para uma prótese total fixa, ou seja, será confeccionada uma prótese que conterá todos os dentes de uma arcada dentária superior ou inferior de acordo com a necessidade apresentada que será também aparafusada nestes implantes dentários.



Entenda como funciona a prótese dentária fixa

As próteses fixas convencionais funcionam apoiadas em dentes naturais que na maioria das vezes já passaram por tratamentos anteriores. Estas próteses podem ser unitárias, ou seja, substituindo partes ou até mesmo toda a coroa clínica de um dente. E existem também as pontes fixas, que eram a única solução de prótese fixa antes do advento dos implantes dentários. As pontes fixas funcionam na maioria das vezes com pelo menos dois dentes envolvidos no tratamento que sejam adjacentes ao dente que porventura foi perdido. Isto significa que quando a perda dentária situa-se na extremidade da arcada dentária torna-se inviável a confecção de uma ponte fixa. É necessário que sempre existem pelo menos dois dentes para serem os pilares desta ponte. Em reabilitações mais extensas as pontes fixas podem precisar de mais do que dois pilares para funcionar de maneira adequada.


Prótese fixa