Odontopediatria
O que é Odontopediatria?
É a área da odontologia que cuida da saúde oral de bebês, crianças e adolescentes, realizando tratamentos preventivos e reparadores para que a criança atinja a idade adulta com uma boca sã, estética e sem distúrbios de desenvolvimento das arcadas dentárias. A realização de exames orais precoces, tratamentos preventivos e orientações aos pais, são essenciais, para que a criança tenha uma boa saúde oral por toda a sua vida.
Atenção e cuidado especial
O tratamento dos dentes das crianças
O tratamento dos dentes das crianças merece atenção e cuidado especial, motivo pelo qual a especialização na área de odontopediatria foi criada. Obviamente, as crianças precisam ser tratadas com maior cautela em procedimentos dentários e bucais, para evitar que as visitas ao dentista se tornem momentos de tortura no futuro.
Os procedimentos mais efetuados são:
- Acompanhamento de todo desenvolvimento dos dentes da criança, popularmente denominados “dentes de leite”
- Orientação de higiene dos dentes e boca
- Aplicações de flúor para remineralizar a superfície dos dentes e de selantes para prevenção de cáries
- Prevenção e tratamento de distúrbios de desenvolvimento das arcadas dentárias (Ortopedia dos maxilares e Ortodontia)
Dúvidas Frequentes
Esta consulta tem como objetivo exame da saúde da boca, aconselhamento e orientação dos pais sobre dieta e higiene oral e deve ser mantida avaliação periódica para se prevenir instalação de fatores que possam comprometer o adequado desenvolvimento das arcadas dentárias.
A chamada “cárie de mamadeira” é muito agressiva (desmineraliza vários dentes), de evolução rápida, provoca dor e promove a destruição dos dentes num curto espaço de tempo. Apresenta-se inicialmente como manchas brancas e opacas que passam despercebidas aos pais na maioria das vezes.
Após a erupção dos dentes aconselha-se substituir o algodão por escova dedeira (escova que se adapta no dedo do cuidador) até que seja possível se utilizar uma escova infantil.
Os pais devem realizar a higiene oral até que a criança apresente coordenação motora para isto. A partir daí, deve encorajar a criança e supervisiona-la.
Quando os “dentes de leite” são perdidos precocemente desencadeiam perda de espaço nas arcadas o que impede adequada erupção dos dentes permanentes e predispõe desarranjo funcional mastigatório, estético e fonético.
Por apresentarem sulcos em suas superfícies de mastigação, e devido a dieta atualmente empregada pela sociedade urbana, são predispostos à instalação de cárie o que justifica a necessidade do paciente jovem em seu período de desenvolvimento estar sob acompanhamento com intuito de se prevenir distúrbios nas arcadas dentárias.